Como montar as presilhas para a fixação dos painéis fotovoltaicos sobre os perfis (trilhos) ALU-CEK? Mesmo sendo, aparentemente, muito simples esta resposta, há diversos detalhes que devem ser observados. Por esta razão estaremos apresentando abaixo algumas observações importantes para os instaladores de Módulos Fotovoltaicos (MFV).
Informações Gerais
Em todas as presilhas são usadas arruelas de pressão. A ALU-CEK incorporou estas arruelas de pressão pelo fato de dar garantias à fixação. Como a instalação de uma usina fotovoltaica sofre a ação de ventos, a sua estrutura é submetida a esforços dinâmicos muito variados e de todas as direções, podendo incorrer no afrouxamento de alguma fixação. Aliado ao material usado nas presilhas e nos trilhos (perfis), o alumínio, podem também ocorrer acomodações e mini deformações. Quando isto acontece, a arruela de pressão absorve estas acomodações e ainda garante uma boa fixação.
Todos os elementos de fixação usados nas presilhas pela ALU-CEK, sejam eles parafusos, porcas, arruelas lisas, arruelas de pressão ou molas, são em aço inox 304, e tem a sua durabilidade garantida para mais de 25 anos. Em localidades onde a agressividade corrosiva seja alta, cuidados adicionais devem ser observados. Neste caso, a ALU-CEK deve ser consultada.
A seguir estarão sendo apresentados as presilhas fabricadas pela ALU-CEK, com as devidas descrições quanto à correta montagem e aplicação:
- Presilha Central com Grampo
Esta presilha já é fornecida montada. A sequência de montagem dela está demonstrada na figura 1 abaixo. Quando a fixação estiver concluída, como mostrado na última ilustração da sequência, o parafuso penetra entre as duas paredes do grampo, não permitindo que elas se dobrem para dentro enquanto estiver atuando na fixação do MFV.
A montagem desta presilha para a fixação de MFV se dá pela seguinte sequência de ações: a) Encaixar uma das abas do grampo no canal superior do perfil (trilho) onde será montado (fig.2); b) apertando a face “superior” do grampo contra o perfil (calha), encaixar a segunda face na ranhura; c) posicionar o próximo MFV até que ele encoste na presilha (notar que a mola tem a função de manter erguida a presilha, facilitando a montagem dos painéis); d) Com uma chave soquete 13mm, e com diâmetro externo de 19mm, dar o aperto correto da presilha. Este torque não deverá exceder os 10Nm, com risco de ocorrer uma solda por fricção entre o parafuso e porca. Quando isto ocorrer haverá dificuldade da retirada da presilha para quaisquer modificações ou manutenções futuras.
Como obter o torque correto (10Nm) na fixação da presilha:
- Girar o parafuso no sentido horário até que a presilha encoste totalmente sobre o painel;
- Continuar apertando até que que a arruela de pressão fique achatada. Este momento é perceptível por uma resistência um pouco maior no parafusamento;
- Adicionar mais ¼ a ½ volta no parafuso e o aperto deverá ser encerrado.
- Presilha Central Alta
Esta presilha é fixada com parafuso Allen com cabeça cilíndrica M6 ou M8 e porca de travamento cruzado (Ver figura 3). Neste caso o torque deverá ser entre 10 e 11Nm. A fixação também é garantida acrescentando-se uma ½ volta na chave após a primeira resistência observada devido ao achatamento da arruela. A chave Allen a ser usada no parafuso M6 é a de 5mm, enquanto que para o parafuso M8, a chave é a de 6mm. Deve-se tomar o cuidado de garantir que a porca de travamento cruzado esteja na posição correta na hora do aperto final, ou seja, que ela esteja perpendicular (cruzada) à direção do canal do perfil (trilho).
- Presilha Lateral (da extremidade)
As presilhas Laterais fornecidas pela ALU-CEK são para MFV que possuem espessuras de 35mm e/ou 40mm (Ver fig. 4). A sua fixação se dá por parafusos T e porcas sextavadas M6 ou M8 Inox. O torque a ser exercido na porca é de 10 a 11Nm. O procedimento de aperto é o mesmo da Presilha Central Alta, ou seja, acrescentando-se uma ½ volta na chave após a primeira resistência observada devido ao achatamento da arruela. Como são presilhas que são usadas no final da linha de painéis montados, é possível verificar quando que acontece o achatamento da arruela de pressão. A chave a ser usada para a porca M6 é uma chave de boca (ou Estrela) de 10mm, enquanto que para a porca M8 a chave é de 13mm.
Obs.: Sempre observar se a presilha em uso é realmente aquela especificada (35mm, 40mm ou até outra dimensão). O encaixe da presilha sempre deve ser paralelo sobre a borda do painel FV. Para painéis que tenham espessuras diferentes, a ALU-CEK deve ser consultada, pois, para estes casos também há soluções adequadas.