No intuito de entregar aos seus clientes produtos de qualidades a um custo-benefício adequado, a ALU-CEK tem-se comprometido em buscar constantemente novas soluções aproveitando-se das novas tecnologias. E desta vez foi introduzida a nanotecnologia na proteção de parafusos e porcas das presilhas centrais com grampo. O revestimento destes itens de fixação é o organometálico GEOMET®.
Os parafusos e as porcas em aço inoxidável que até então configuravam na montagem das presilhas centrais com grampo são doravante substituídas por parafusos e porcas com revestimento organometálico, que vem em benefício do cliente em termos de redução de preço, além de resolver o problema de soldagem fria entre os dois componentes.
O Acabamento Organometálico é um processo de acabamento inorgânico baseado em água e metais, é isento de cromo hexavalente e trivalente, por isso não agride o ambiente. É isento também de metais tóxicos, tais como cádmio, chumbo e mercúrio. Possui alta aderência e fina espessura, não prejudicando a dimensão de roscas, além de proporcionar uma alta proteção à corrosão.
Nas instalações de painéis fotovoltaicos é necessário observar o uso correto das presilhas que interligam os perfis (trilhos) com os painéis. É necessário dar atenção especial para o torque de aperto a ser empregado no parafuso, para que se obtenha uma boa fixação, sem danificar a presilha e nem o trilho. Testes foram realizados na Alu-cek no sentido de estabelecer o torque ideal dos parafusos das presilhas em referência. Usou-se três referências para auxiliar os montadores que possuem a responsabilidade do aperto correto: 1) Regulagem da Parafusadeira; 2) Número de voltas no parafuso; e 3) Torque medido em [Nm].
- Regulagem do torque na Parafusadeira: Esta regulagem se dá no colar do mandril, geralmente identificado pela numeração de 1 a 25. Usou-se uma parafusadeira Bosch, modelo GSR 7-14 E Profissional. A regulagem correta para o aperto dos parafusos com revestimento organometálico é deixar na posição 10.
- Número de voltas no parafuso: Quando a fixação é manual, a orientação é que após o parafuso alcançar a sua posição final, ou seja, quando a arruela de pressão estiver no final de curso (achatada), deve-se dar mais ½ a 1 volta a mais no parafuso.
- Torque medido: O ideal seria que cada instalador de painéis fotovoltaicos tivesse um torquímetro a mão quando for apertar os parafusos. Neste caso recomenda-se um torque de 5 a 6 Nm.
Esperamos que estas diretrizes sejam de grande valia e auxilie nas instalações bem-sucedidas.