Colaborador da ALU-CEK ganha prêmio na 33ª MOSTRATEC

//, Eventos/Colaborador da ALU-CEK ganha prêmio na 33ª MOSTRATEC

O assistente técnico da Alu-Cek, Gabriel Tamujo Meyrer, juntamente com colegas da Escola Técnica Estadual Frederico Guilherme Schmidt, participou de 23 a 25 de outubro, da 33ª edição da Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia/ Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – MOSTRATEC. No evento, Gabriel e seus colegas Diego e Thaís apresentaram e conquistaram o prêmio de 2° lugar Ciências da Computação pelo desenvolvimento de um Sistema de Auxílio na Locomoção de Deficientes Visuais, tendo a orientação do Professor Marcos Freire Machado. Conforme a sócia-gerente da ALU-CEK Marli Wondracek, para a empresa, é um privilégio poder contar com colaboradores que são excelentes no que fazem, a começar pelos estudos. “Ficamos muito felizes com a premiação que nosso colaborador Gabriel Tamujo Meyrer e seus colegas tiveram na Mostratec Parabéns ao Gabriel, e desejamos sucesso na Alu-cek e fora do local de trabalho”, declara Marli.

A FEIRA – A Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato. Destina-se a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio.

O PROJETO – A pesquisa consiste no desenvolvimento de um sistema inovador no ramo de acessibilidade para deficientes visuais. Através da integração de tecnologias de computação visual e inteligência artificial, desenvolveu-se o protótipo de um dispositivo semelhante a um óculos capaz de auxiliar as pessoas que sofrem de cegueira em algumas de suas principais dificuldades: localização em ambientes internos e externos, identificação de objetos, desvio de obstáculos e leitura de caracteres. A interface de comunicação baseia-se na utilização de um assistente pessoal inteligente que reconhece comandos de voz em linguagem natural e, através de sintetização vocal, retorna orientações. O assistente virtual ainda possibilita a navegação na internet para, por exemplo, obter informações sobre locais, transporte público, notícias, climatologia e uma série de ferramentas úteis ao cotidiano.

DADOS DO PROJETO – Escola Técnica Estadual Frederico Guilherme Schmidt; Projeto: Sistema de Auxílio na Locomoção de Deficientes Visuais; Grupo: Diego Antônio Amâncio Duarte; Gabriel Tamujo Meyrer; Thaís Oliveira Tonel; Orientador: Marcos Freire Machado

PRÊMIOS DO PROJETO – *PRÊMIO ABRIC – Associação Brasileira de Incentivo à Ciência – Destaque em Iniciação Científica;  *MOSTRATEC – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – 2° Lugar em Ciências da Computação; *FEBRACE – Mostra Brasileira de Ciências e Engenharia – 4° Lugar em Ciências Exatas e da Terra; *PRÊMIO TWENTY20 – Destaque – Bolsa de Estudos Integral.

 

2018-11-07T07:24:06+00:00