A pesquisa de Gabriel Tamujo (colaborador da ALU-CEK), Diego Duarte e Thais Oliveira, que são estudantes da Escola Técnica Frederico Schmidt, com a orientação do professor Marcos Freire, conquistou o 3° lugar no Eixo Ciências Exatas e da Terra, na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) 2019. Tendo mais de 65 projetos, do Brasil inteiro, entre os finalistas, a pesquisa sobre o desenvolvimento de um sistema inovador, no ramo de acessibilidade para deficientes visuais, ganhou destaque e foi considerado um dos principais projetos do Eixo, o qual concorreu à premiação.

O PROJETO – Por meio da pesquisa da integração de tecnologias de computação visual e inteligência artificial, desenvolveu-se o protótipo de um dispositivo capaz de auxiliar às pessoas que sofrem de cegueira em algumas de suas principais dificuldades: localização em ambientes internos e externos, identificação de objetos, desvios de obstáculos e leitura de caracteres. A interface baseia-se na utilização de um assistente pessoal inteligente, que
reconhece comandos de voz em linguagem natural e retorna orientações. O assistente virtual ainda possibilita a navegação na internet para, por exemplo, obter informações sobre locais, sobre transporte público, notícias em geral, climatologia e uma série de ferramentas úteis ao cotidiano.